O mux e o demux são muito utilizados na transmissão e recepção de informações digitais (ou dados). Esta importância se verifica pelo fato de se dispor, muitas vezes, de um único canal de comunicação para a transmissão de informações de fontes diferentes, que pode ser realizada pelo mux, e recepção de várias informações em intervalos de tempo diferentes por um único canal de comunicação, que podem ser separadas por um demux para serem enviadas à sistemas digitais diferentes.
Nota-se que o dado presente na entrada E0 do multiplexador deve ser transmitido, num determinado momento, pelo canal de comunicação para ser recebido pelo sistema conectado à saída S0, o mesmo ocorrendo com E1 em relação a S1 e assim sucessivamente. O mesmo ocorre quando se tem uma informação de vários bits para ser transmitida por um único canal de comunicação, ou seja, ela deve ser serializada pelo mux e recuperada pelo demux na forma original, isto é, paralela.
Em ambos os casos as variáveis de seleção do mux e do demux devem estar sincronizadas para que uma informação chegue ao destino certo ou para que a recuperação de uma informação transmitida serialmente seja correta. Fica claro também, que o tempo de transmissão, que determina a sincronia, é importante quando se trata de transmissão e recepção de informações multiplexadas.